quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O Maracatu Carnavalesco Almirante do Forte em uma parceria do Ponto de Cultura Almirante do Forte com o projeto do produtor Fabio Pascoal, contemplado no FUNCULTURA INDEPENDENTE 2011/2012, que tem a intenção de visitar alguns Pontos de Cultura e oferecer o espetáculo a comunidade com o objetivo de estimular e sensibilizar os jovens e adultos e facilitar o acesso dos mesmos aos bens culturais, convidam a todos da comunidade e integrantes a participar da encenação que acontecerá na nossa sede, da peça:


O Rei Lear no meu quintal


Release
O espetáculo aborda o clássico texto “O Rei Lear”, de William Shakespeare, através da ótica filial e fraterna, revelando uma trágica competição de irmãs e irmãos pelo amor e pelo poder dos pais. Desenvolvida através de um processo colaborativo, a encenação traz o tema da velhice sob o olhar de jovens atores, a partir de uma perspectiva autoral e alicerçada no jogo.

Pesquisa
A montagem do espetáculo “O Rei Lear no meu quintal” está associada à pesquisa de doutorado em Artes Cênicas desenvolvida pela diretora Marianne Consentino na Universidade Federal da Bahia, sob a orientação da Profa. Dra. Sonia Rangel. Tendo como objeto a questão da subjetividade na formação do ator contemporâneo e as perspectivas de uma encenação embasada no trabalho do ator sobre si mesmo, a pesquisa objetivou encontrar procedimentos para intensificar a atividade do ator em cena, desenvolvendo um método de trabalho focado na ampliação dos processos de subjetivação na relação do ator com si mesmo, com o outro e com o ambiente que o cerca. O referencial teórico apoia-se, sobretudo, nos encenadores-pedagogos Antonio Januzelli, Antunes Filho e Sue Morrison, e no coletivo de atores do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (Lume). Apesar de trabalharem com estéticas distintas, os métodos de treinamento de ator criados por estes artistas tem em comum o olhar para a atuação como uma manifestação da subjetividade do ator, estimulando a produção de uma atuação singular e autoral.


Ficha Técnica
Texto: William Shakespeare
Tradução e Dramaturgismo: Luís Reis
Adaptação: Luís Reis e Marianne Consentino
Direção: Marianne Consentino
Elenco: Ana Ghandra, Durval Cristóvão, Elilson Duarte, Júlia Fontes, Marina Duarte, Suenne Sotero
Direção de Arte: Júlia Fontes
Direção Musical: Ana Ghandra
Preparação Vocal: Marina Duarte
Iluminação: Luciana Raposo
Produção Executiva: Fabio Pascoal
Assistência de Produção: Luiz Gutemberg e Ana Flávia
Orientação de Pesquisa: Sonia Rangel
Fotografia: Renata Pires
Assessoria de Imprensa: Leidson Ferraz

Projeto Incentivado pelo FUNCULTURA, Edital 2011/2012.

Serviço:
Local - Est. do Bongi, 1319 - Bongi - Recife - PE
Data - 15/12/2013
Hora - 18 horas
Preço - Gratis