sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aniversário do Maracatu Almirante do Forte - 79 anos


Quarenta e dois anos após a Abolição da escravatura foi criado o MARACATU ALMIRANTE DO FORTE. Seus fundadores, Severino Grosso e Mane Grosso oriundos de Carpina (município da zona da mata norte de Pernambuco) inicialmente brincaram no Maracatu Rural Cruzeiro do Forte.

Em 1931 se tornaram dissidentes e resolveram criar outro maracatu, e para dar o novo nome foram a Capitania dos Portos de Recife, e escolheram “ALMIRANTE” graças ao navio com o mesmo nome, que estava atracado naquele momento.

Foi criado assim o Maracatu de Baque Solto Almirante do Forte, com sede na Avenida do Forte-Recife PE, tendo seu primeiro presidente o Sr. Antônio José da Silva. Anos depois foi para as mãos da sua irmã a Sra. Janaina, e sua sede transferida para a Rua da Bacia.

A história se repetiu e o Maracatu volta para o controle do Sr. Antônio José da Silva, assim como sua sede volta a ser na Estrada do Bongi, 1319, onde se encontra ate os dias atuais.

Mas a história do Maracatu Almirante do Forte, tem um aspecto peculiar, quando sua calunga foi batizada no rito Nagô com o nome de Dona Menininha e com isso o Maracatu passou a ser “Nação”, seguindo o rito Nagô e passando de baque solto para Baque Virado em 1970.

Hoje o MARACATU NAÇÃO ALMIRANTE DO FORTE, é uma Nação Nagô, tendo a mais antiga dama de paço em atividade a Sra. Josefa Maria da Silva(1910), mãe do atual presidente o Sr. Antônio José da Silva Neto(Mestre Tete), participando todos os anos do desfile Oficial da Prefeitura da Cidade do Recife, e com diversas apresentações pelo interior do Estado.

SERVIÇO:
Aniversário do Maracatu Almirante do Forte
Data: 07 de setembro de 2010
Hora: 17hs
Local: Est. do Bongi, 1319 - Bongi - Recife - PE
Após a delegacia da Mustardinha, após o bar da charque

Um comentário:

Unknown disse...

Eu estava lá...adorei...de arrepiar!